A stencil art dos grafiteiros Mesnager, Nemo e Mosko é de um minimalismo elegante e poético, capaz de nos levar aos melhores devaneios.
POSTADO POR MARGGA DUVAL ON 12/10/2009 11:45:00 PM
A história começa em 1983, com o “Le Corps Blanc” (o corpo branco) de Jerome Mesnager pintado pelos muros e paredes de Paris. O grafiteiro criou seu “O Corpo Branco” representando luz, força e paz. Apesar de viver e criar sua arte em bairros franceses, o artista levou sua silhueta branca a Nova York, Xangai, Moscovo, à Grande Muralha da China e às pirâmides egípcias.
Grafite Tango de Mesnager
O grafite poético de Nemo
Na mesma Paris, em 1982, Serge Fauri – conhecido como Nemo –, um engenheiro de computação, pai de família de classe média, apaixonado pela stencil art, começa a pintar, ao longo do trajeto para a escola de seu filho seu "noir bonhomme" (homem de preto, em livre tradução). A silhueta negra, de chapéu e gabardine, com um eterna pasta de executivo, possui acessórios variados: rede de apanhar borboletas, guarda-chuva, bandeira, balões.
Como Mesnager, Nemo levou sua arte para o exterior. E o “Homem de Negro” chegou a Bogotá (Colômbia) e Lisboa, (Portugal).
Encontro dos dois grafiteiros: Mesnager e Nemo
Na Paris de 1990, o corpo branco de Mesnager encontrou a silhueta negra de Nemo. E a parceria foi imediata.
Grafite de Mesnager e Nemo em rua de Paris
Mosko e associados
O stencil art de Mosko surge em Moskva (Rússia), no final dos anos 80. Mais tarde, em Paris, une-se aos amigos, Michel e o alemão Gerard Laux, e o grupo cobre as paredes de Paris com um mundo encantado, morada de tigres, panteras, zebras, gazelas, elefantes e girafas.
Os três artistas da stencil art
Em um dia de 1996, os três artistas se encontram e daí...












O blog é lindo .. Esta arte nem se fala .. Os escritos despertam a curiosidade ...
ResponderExcluir